sábado, 30 de outubro de 2010

Nooooossa!!!!!

Uma das coisas mais insuportáveis de se ouvir é isso, mas se você ouve de um inglês ou sei lá o quê você, digamos, entende que ele seja um alienado e ache que o Brasil é o país dos macaquitos e a capital Buenos Aires... que todo mundo vive mais ou menos ainda como o Brucutu ou Fred Flintstone... o pior, MUITO PIOR é ouvir isso de brasileiro...
LuigiMárioBrothers  disse isso algumas vezes, uma quando estávamos perto de uma lanchonete e disse que era no estilo Subway e ele “tem subway no Brasil?” ou quando vi a coleção dele de filmes e seriados e havia Alias e disse que já tinha assistido a série toda “nooossa! Passa no Brasil?”
LuigiMárioBrothers veio morar aqui com 6 ou 10 anos, é uma história complicada, ele fala 10 a mãe fala 6 e que ele teve um trauma e esqueceu esse período, eu não acredito mais em ninguém nesse lugar... depois entenderão rs
O certo é que ele já foi ao Brasil outras vezes desde então, fez uma espécie de monografia final de curso no Brasil, pesquisando o Brasil e como é que diz esse tipo de coisa?
Ele aprendeu o português escrito aqui, português de Portugal, então, tem horas que é muito estranho ouví-lo dizer, ao invés de “licença” um “desculpa”, como os lusitanos dizem...
Mesmo com essas coisas, a mãe dele ainda consegue me dar mais ainda nos nervos, tudo que falo sobre o Brasil, do tipo ela falando das casas enormes de lá que são dos lordes, aí ela veio com um “ah, lorde no Brasil deve ser tipo...” e eu “não existe no Brasil, Collorida, não tem uma mesma nomeação pra comparar porque não existe monarquia no Brasil e nem vestígios grandiosos como aqui”, mas ela teve que ligar pra LuigiMárioBrothers pra perguntar como se dizia lorde em português e como deveria ser um no Brasil... eu fiquei muito p&ta!! Tipo, eu não conheço o meu país? Tá, tem 15 dias que sai de lá e já não sei mais nada... já mudou tudo! Uma revolução e eu não sei!
Isso aconteceu em outras situações... o filho pra ela é o ser que tudo sabe... e eu sou uma idiota que não sei o que  se comemora no 7 de setembro... teimou comigo que não era a independência... foi perguntar pra LuigiMárioBros...
Fui à uma entrevista num Starbucks não muito longe de onde moro – aqui tem um em casa esquina, no meu bairro tem 2 e em Kingston deve ter uns 3 – a gerente também se espantou quando eu disse que tinha Starbucks em São Paulo... (andei distribuindo meu cv pra tudo que é canto de Richmond), o que não adiantou muito, mas isso é outra história...
Acho, na verdade, que os ingleses são pessoas bem cultas, a maior parte com os quais conversei, sabem que a capital do Brasil é Brasília e que lá se fala português. Não ficam com perguntas do tipo “ah, mas tem macdonalds no Brasil?”
O único chato continua sendo Soudemorte, ele conhece o Brasil, graças a Collorida e teima em dizer que São Paulo é uma cidade feia, poluída que Londres tem uma área verde e blábláblá... parece que quer sempre me rebaixar.  Sei que Sampa tem seus problemas, mas conhecendo mais Londres agora (2 meses e meio) sei que existem lugares tão ou mais barra pesada do que em Sampa e que não tem um parque para o povo se divertir... lembrei dos Racionais agora rs e em breve eu conto do subúrbio, longe dos parques aristocráticos de Londres...  a real Londres... que nem a rainha conhece rs

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso acontece dentro do próprio Brasil! Muitos não se prestam nem a tentar conhecer o mínimo possível sobre a cultura de outras regiões. Deprimente!

    ResponderExcluir