quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Doutor algodãozinho


Voltando no  tempo ainda, enquanto estive na mansão do Mal, meu bruxismo aumentou. Quem não sabe o que é bruxismo, não tem a ver com Soudemorte rs Bruxismo é ficar rangendo os dentes durante a noite, muita teNsão do dia descontada nos coitadinhos.
E o meu bruxismo piorou bastante, piorou tanto que um dos meus dentes da parte de cima, perto dos molares da esquerda começou a doer bastante. Acho que de tanto eu ranger, acabou por danificá-lo, isso porque dormia com a placa.
Dona Collorida me disse que os dentistas aqui são horríveis, médicos e dentistas não prestam, que os bons são brasileiros (mas mora aqui há 22 anos, né?). Mesmo assim ela tem um dentista de confiança, sul-africano, Nikki. E pelo que ela me dizia era caríssimo e eu preocupada com o dinheiro que ia gastar...
Bem, a dor não passou, e lá fui eu marcar consulta...
No primeiro dia, errei o caminho, báaaaaaaaaaaasico! Estava do lado, praticamente, do dentista e andei talvez uns 3 kilômetros e de Sheen fui parar em Putney... passei até por uma partezinha de Wimbledon... Regina, a camela-mór que achou uma lojinha polonesa com uma água no estilo H2OH! Que não existe aqui, e fiquei muito feliz, depois achei uma loja linda e deliciosa de cupcakes... uh! Até que valeu a pena errar feio o caminho...
Tentei de novo outro dia, acertei dessa vez, cheguei lá e entendi que a consulta era 25, ok! Um dos meus grandes problemas sempre foram os números em inglês... sempre confundo principalmente hundred com thousand... tenho que lembrar da música do Silverchair pra lembrar que thousand é mil... sério! E aí, fui pagar a menina, dei uma nota de 20 e ela: NINETY five... e eu já tinha aceito, preenchido papelada e tudo mais... lá vai eu desembolsar 95 libras com dor enorme no coração, mas pensando, se tudo der certo isso não vai ter sido nada. Ledo engano.
Ainda assim teria que ser consultada só no outro dia, isso porque era com urgência e passaria com outro médico, Tim, porque o Nikk estava totalmente busy. Pensei, tudo bem, afinal, se trabalha com ele, deve ter o aval do outro.
No outro dia conheço o Dr. Algodãozinho. Tirei esse nome do livro da Lígia Fagundes Telles “As Meninas”, uma delas perde todos os dentes na infância graças ao dr. Algodãozinho. Também tive um dentista assim quando tinha 12 anos, fiz um tratamento de canal com 12 anos por causa do “bom tratamento” que esses seres fazem: ao invés de tratar logo o dente, ficam colocando algodão ou qualquer curativo e vão deixando, até o curativo cair e ir abrindo cada vez mais a cárie do dente, quando você vê, ele te diz: bem, esse dente vamos ter que fazer canal, porque não  tem mais jeito.
Esse senhor que fui, eu praticamente não entendia nada do que ele falava, eu ainda não tinha um mês em Londres e ficava ansiosa e desesperada com isso, foi simpático e aí começou...
Sentei na cadeira e ele tirou o raio-x e disse que ia abrir pra ver o dente, mas achava que o caso era grave (foi o que entendi) e eu deixei, fazer o quê? Sozinha, com dor de dente, sem entender nada direito...
Fiquei mais de uma hora, eu acho, naquela cadeira... minha mandíbula doía ainda mais quando saí daquela cadeira, parecia que eu tinha aberto minha boca num ângulo de 180°graus e aí ele me disse, e isso eu entendi bem: take off your tooth. Ele disse que três dentes estavam prejudicados (eu espantei, TRÊS?????) um não teria jeito, teria que ser arrancado, outro feito canal e o outro coroa. Fiquei sem saber o que dizer – nem sabia o que dizer a ele em inglês... fiquei totalmente chocada, sem saber o que dizer, o que pensar... totalmente absorta no nada... se é que isso é possível, eu estava...
Ele disse que mandaria pro meu endereço o orçamento e aí eu poderia ligar para marcar para começar o tratamento...
Fiquei extremamente chateada, aborrecida, tinha acabado um tratamento no Brasil com um dentista que confio, trato meus dentes com ele (eu e minha mãe) há 20 anos... ele nunca foi o dr. Algodãozinho com a gente... como poderia ser agora meu dente estar assim... Eu só pensava em ir embora mesmo, queria ir pra casa, não queria perder meu dente, queria me dentista de volta. Dr. Ricardo, cadê o senhor? Queria mesmo pegar um avião correndo pro Brasil, decidi que naquele dentista eu não voltava, ele não iria arrancar meu dente! Não, de jeito nenhum! Dente é coisa séria!
Conversei com o F, lembram dele? Preciso dar um apelido pra ele e pro namorado... F me disse que tinha uma dentista brasileira, que era barata, no centro e muito, muito boa e que a recepcionista era portuguesa, que me entenderia e poderia me ajudar. Senti um alívio ouvindo aquilo e fui ouvir uma segunda opinião. Liguei e marquei e só tinham vaga para o dia que era uma dentista francesa, Albine, tudo bem, eu iria ver no que dava com a francesa...
Cheguei lá e tentei explicar o caso para ela que não fala português, mas entende algumas coisas porque tem muitos clientes brasileiros e portugueses e a moça, Vanessa, a recepcionista traduzia pra mim e pra ela para que nos entendêssemos.
Expliquei o caso, ela viu os dentes e ficou indignada (como eu também estava porque eu tinha visto no espelho) a “massaroca” que o dr algodãozinho Tim Tones tinha feito: ele colocou uma massa para tampar os buracos que fez como se fosse um reboque, ou como se eu tivesse um chiclete grudado nos três dentes, uma massa que cobria os dentes, sem formato certo entre os dentes, apenas um negócio grudado pra tampar como se minha boca fosse a rua ou coisa pior. Ele deve ter pensado, é um trouxa estrangeira mesmo...
Ela ficou horrorizada e queria saber onde foi que fizeram aquilo comigo, tirou novamente raio x dos meus dentes e disse que não era caso para arrancar nenhum, mas teria que fazer mesmo uma coroa – o cara tinha acabado com meu dente, até o talo, praticamente. Tive que fazer um canal, uma coroa e uma obturação. Todas com a francesa que cobrava 16,50 a consulta – essa eu não me enganei, a portuguesa falou pra mim...
O tratamento todo ficou em 450 libras e fui muito bem cuidada pela francesa. Ainda terei que voltar lá em janeiro, quando poderei usufruir do NHS (o INSS daqui) e poderei ter um desconto no resto do tratamento, porque começou a me doer o outro lado da gengiva. Causa? O dente com coroa deixou um lado alto e o outro agora sofria com a diferença, terei que fazer outra coroa do outro lado e aguento com uma nova placa para os dentes debaixo, a de cima eu durmo com a velha, mesmo não sendo a melhor indicação, porque precisará ter um novo molde quando terminar tudo.
Quase um mês depois  recebi o orçamento de Dr. Algodãozinho: 1600 libras! A carta chegou na mansão do Mal e quando recebi, vi que o envelope estava colado por cima com durex (ah! Durex aqui, como em Portugal, é marca de camisinha, não tentem comprar durex usando esse nome, vão receber outra coisa rs). Estranhei aquilo... e imaginei que a família dedicada deveria ter aberto... não via outra explicação... assim como um cd que comprei pela internet veio numa caixinha de papelão e parecia meio que alguém enfiou o dedo pra ver o que era, sabe? Pois é... Coisas da mansão do Mal...
Gastei um dinheiro que poderia ter economizado bastante desde o começo, se eu tivesse desde o começo me tratado com um dentista decente talvez só teria feito uma canal e pronto. Agora, o que aquele demente fez foi f*der com meus dentes de um lado e ter que, agora, acertar o outro.
Em Londres, precisando de dentista, me peçam o endereço da doutora Albine, na estação de Lancaster Gate (Central Line). Nela eu confio e ainda ela passou um negócio nos meus dentes para que todos ficassem da mesma cor e sem marcas de obturação. Um amor!
C’ est la vie!

2 comentários:

  1. Ainda bem que você não se intimidou pelo Algodãozinho e foi buscar outra alternativa. O estrago poderia ter sido maior na boca e no bolso!

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Regina. Que babaca esse doutor. Qndo eu era adolescente minha mae me levava num dentista baratao (e ruim)... ele praticamente obturou todos os meus dentes dizendo que tinha carie (e nao tinha). E tb fazia igual esse dentista aí, nao dava formato ao meu dente. Qndo eu conheci o Mozart, a mae dele foi olhar minha boca. Coitada, ela passou anos consertando todos os meus dentes! Agora só confio nela, nem vou em nenhum dentista aqui!!

    ResponderExcluir