domingo, 2 de junho de 2019

País de Gales - Caerphilly e Cardiff

No começo de outubro, ainda estava na escolinha para brasileiros no sábado, fui às cidades de Caerphilly e Cardiff no País de Gales no domingo. Mais um bate e volta.

Gales fica a 2 horas de Londres indo por Paddington, de trem. Enquanto de busão seriam 4 horas. Claro que precisava economizar, mas preferi economizar tempo para poder ir até Caerphilly.

Caerphilly fica a distância de 6 estação da estação de Cardiff Central, ou 20 minutos. 
Um amigo tirou fotos do castelo de lá e fiquei curiosíssima para ir vê-lo (o castelo). Meu amigo, que mora na Irlanda, disse que Gales era cheio de castelos e com certeza os mais bonitos do Reino Unido. Se são não sei, mas quis por quis conhecer o de Caerphilly, afinal, achei bem perto e era só ver o castelo, tirar fotos e voltar...






Quando cheguei à Cardiff, não saí da estação, já fiquei ali para ver qual linha deveria pegar. Fiquei meio preocupada porque a estação e toda a cidade é bilíngue (tudo é escrito em inglês e galês) e fiquei com medo de errar a linha de trem, mas achei a linha de Rhymney, que saía da estação central de Cardiff e, antes de chegar em Rhymney, passava por Caerphilly.



Os trens que saem de Cardiff para os outros lugares eram bem inferiores aos trens que saem de Londres e vão pra lá. São trens suburbanos. Achei Cardiff com um ar mais pobre do que estava acostumada a Londres, mas uma cidade tranquila em que as pessoas ficam em volta ao castelo de Cardiff, no seu gramado e parque, tomando sol.

Bem, mas antes disso fui pra Caerphilly nesse trem mais simples. Ao chegar à estação logo vi placas indicando o caminho para o castelo e não foi difícil o ver de longe. Quando cheguei mais perto fiquei encantada com o dia, que estava ensolarado e dava condições de ver o castelo e o todo derredor tão incrível!


O castelo pode ser visitado por dentro, mas por minha pobreza não entrei, tinha que pagar. Só dei a volta por fora nele. Vi algumas coisas na entrada que estavam sendo expostas e fiquei visitando a região do castelo. Do outro lado da rua do castelo havia um centrinho, algo como um shopping para os visitantes. Voltei à Cardiff.

centrinho de Caerphilly

curiosidades expostas


Em Cardiff visitei o, por fora, o estádio Millenium que era bem perto da estação de trem. E fui para onde indicava o castelo de lá e toda a parte histórica. Um parque (Bute Park) em volta do castelo muito gostoso e onde pessoas faziam um churrasco à moda Reino Unido. Tudo muito bonito e vibrante para se aproveitar num domingão.








Cardiff Castle

Mas eu queria conhecer a baía e a barragem de Cardiff, por isso peguei um "water bus" um barco para o outro lado da marina.



estátua de Ivor Novello




A marina de Cardiff tem parque de diversões e um anfiteatro no estilo romano em homenagem ao escritor Roal Dahl que estava sendo ocupado, no dia, por uma exposição de jipes, fiquei irritada porque queria ver o local, mas não usado assim... atravessei a baía pra isso... mas fui achando novas coisas pra ver, como um memorial para os que foram à Segunda Guerra Mundial.


memorial de guerra

O dragão de Gales


Andei toda a baía e resolvi voltar a pé, indo pelo caminho da barragem, ao invés de pagar outro water bus. Nesse caminho descobri muitas coisas, como placas indicando a história da cidade, que era e é ainda uma cidade de minas de carvão.


a vista da outra margem

a barragem


Andei bastante, cansei, e voltei à estação de Cardiff Central pra voltar a Londres já com a noite apontando.

Foi um dos passeios mais legais que fiz, num dia com bastante sol ajudando a tudo ficar mais bonito e ainda florido, apesar de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário