segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Artistas brasileiros fora do país

Depois de ouvir alguns comentários sobre um tipo que dizem ser cantor e que estaria fazendo sucesso no exterior e indo fazer shows em Nova Iorque, como se fosse a mais nova comoção mundial. Resolvi contar o que sei sobre esses shows, pelo menos o que descobri sobre isso morando em Londres. Acho que comentei algo sobre isso, mas não lembro se aqui no blog...

Aqui no Brasil são vendidos como "fulano está pondo todo mundo pra dançar com sua música,  na Europa e Estados Unidos".
Isso se chama marketing e não é verdade.

Tirando grandes artistas brasileiros, realmente consagrados, os demais não fazem nenhum sucesso fora de um boteco brasileiro cheio de ilegais que vivem em outro país, mas sem se desvencilhar um segundo de ser brasileiro. Em nenhum momento aproveitam para conhecer a cultura do país onde estão e assim entender, ao invés de tachar disso ou daquilo como sempre fazem, ou seja: ganham em Libra e falam mal de tudo da cultura de quem o abriga, legal ou ilegalmente (o que é beeem pior).

Não lembro se na postagem da Jerusaleme, uma das brasileiras da escolinha, se contei como ela vive o Brasil através de seu laptop: acompanha novelas e os novos sucessos populares (e quando digo popular, eu digo povão mesmo). Quando ela via no meu Facebook que eu tinha ido no show do Pulp, por exemplo, ou qualquer um dos shows que fui ela dizia: mas quem eram aqueles? Nunca ouvi falar!
Bem, acho que um Hyde Park lotado não quer dizer que o Pulp seja uma banda desconhecida na Inglaterra... (cheguei a ouvir a música deles e de outros no supermercado...)
Era sempre a mesma irritação que sentia, como se eu ainda estivesse no Brasil tendo que explicar que banda toca o quê. Mas eu não me explicava, só constatava: bem, o lugar estava cheio, não sou só eu que conheço, você ouve a BBC 2 ou assiste aos programas daqui? Claro que não, nem TVs eles costumam ter, se tem é pra ver a Record que é aberta, só se precisa de uma parabólica em casa pra assistir ou a Globo que aí você tem que assinar a TV paga mas, como bons brasileiros, faziam gato.

Sempre havia alguns bares já conhecidos dos brasileiros e casa noturnas especializadas neles e eram nesses locais bem peculiares que artistas brasileiros se apresentam. Como eu disse, tirando um Gilberto Gil, por exemplo, que vi cartazes do show em Barcelona em vários locais.

Os demais artistas que viram sensação aqui vão a estes locais, totalmente lotado de brasileiros que matam saudade da música ruim do Brasil ali.
Uma revista para brasileiros chegou a fazer uma reportagem de quanto artistas pagam para fazer show nesses locais. Sim! Pagam para fazerem shows na Europa e Estados Unidos para dizerem no Brasil que estão fazendo sucesso no exterior!
Não lembro mais da reportagem agora, mas donos dos locais abriam o jogo e diziam que além de render não pagando show, rendia casa lotada.

Então, quando virem falar de fulano que é sucesso no exterior, não acreditem nesses golpes de programas de TV de que fulano é sucesso em Londres, Roma, Paris, Berlim, Nova Iorque e Miami... é tudo jogo de marketing para que o artista fique como a maior sensação da música brasileira lá fora e só fizeram show para uns poucos ilegais que não tinham o que fazer ($$$) naquela noite e acharam que viram a melhor coisa que a cultura brasileira poderia estar exportando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário