domingo, 7 de novembro de 2010

Desmitificando Londres

Vou sair da ordem dos fatos e contar minha segunda-feira passada por aqui... esse vai ser um post de muitos, com certeza, que tiram a áurea mítica de Londres  rs

Segunda-feira, primeiro de novembro de 2010 foi um dia bizarro para mim...
Fui toda feliz a um local ligado ao Consulado Brasileiro e ao Imaraty (é a mesma coisa? Rs) porque recebi um papel com vagas de empregos e eles estavam intermediando esses empregos. No papel que recebi dizia que era para estar lá pessoalmente. Chego lá e me dizem que era por e-mail o recrutamento...
Mesmo assim uma mulher me atende, brasileira, ela fica com o meu cv e pergunta qual a vaga que desejo, quando digo que é para arrumaderia, ela faz cara de quem acha estranho e fala pra mim “mas você tem pós-graduação!” e eu “tenho, mas estou aqui estudando inglês, meu inglês não é bom o suficiente para outro cargo e preciso de um emprego”. Parecia que o que eu disse tinha entrado por um ouvido e saísse pelo outro da mulher... e olha que conversamos em português...
E ela me diz: bem, tem a vaga de auxiliar administrativo, você tem inglês fluente?
Disse que não, não tenho mesmo... aqui eu descobri que meu inglês falado não é nem intermediário...
Ah, mas então, tudo bem, mas precisamos de copeiras, arrumadeiras com experiência.
Minha vontade era virar pra ela falar: tá, eu sei limpar minha casa, não serve?  O que tem de tão complicado em levar um café para alguém? Tem uma arte para isso?
Deixei meu cv, mas ela pediu para mandar via e-mail novamente e quem sabe não apareceriam outras vagas que tivessem mais o meu perfil...
Sai de lá frustrada, pensando que é assim que a pátria amada ajuda seus filhos... fiquei  muito irritada com essa coisa de experiência... se é pra alguém experiente, então são pessoas que já se viram bem por aqui e não alguém que acabou de chegar e está perdida... Eu pensei que o Itamaraty servisse pra isso... e não pra mais um bando de brasileiros indicados fazerem poucocaso de você, porque brasileiro só faz pouco caso de brasileiro...  (e essa é outra história)
Tinha que ir ao dentista dali, até aí tudo tranquilo... Só que precisaria almoçar antes e a consulta era só as 3:30 da tarde.
Estava perto na Picadilly e resolvi ver algum lugar para comer próximo à Picadilly Circus...  achei um restaurante japonês, como tudo por aqui, muito mais take away do que comer nas mesas. Achei uma mesa, sentei, comi um yakisoba de frango porque eu não aguento mais comer lanche nessa cidade, só de olhar para um panini já sinto náuseas...
Sai, andei, tirei fotos e resolvi comprar uns postais na Cool Britannia, uma das maiores lojas de lembranças londrinas e quando chego no caixa... cadê minha bolsinha de moeda?
Revirei a mochila toda e nada... antes de chegar ali na Cool Britannia, fui guardar um catálogo da Boots (uma farmácia e perfumaria que tem em cada esquina daqui) e vi um dos bolsos da mochila aberto. Como sou distraída, já pensei “Regina, sempre deixando tudo de qualquer jeito” e aí entendi...  eu não tinha deixado aberto, no meio daquele monte de gente andando pela Picadilly eu fui furtada! Como o lugar onde fui comer era essa porcaria mais de take away do que comer ali, como já disse, mal tinha mesas pra sentar, e eu pra correr pra pegar um lugar de um cara que ia sair  (só tinha 3 mesinhas pequenas e a fila de gente pedindo comida só crescendo) e joguei todo o dinheiro na bolsinha de moedas, ou seja, 25 libras mais as moedas que já estavam ali. A pessoa que me roubou deve ter feito um bom proveito, não é toda hora que você pega uma bolsinha de moedas de uma mochila com um pouco mais de 25£ e o dinheiro que já anda escasso pra mim, ficou um pouco mais com essa “perda”.
Fui pra dentista desarvorada... aquele dinheiro ia me fazer falta, voltei no restaurante para ver se tinha esquecido por lá e nada... eu não tinha deixado o bolso aberto, alguém abriu e pegou e foi muito rápido...
Fui à dentista e minha sorte que o que eu tinha pra pagar para ela estava separado na carteira, pelo menos não roubaram a carteira com cartões, 50£ e meus documentos.
Liguei para a minha aluna de português que aula seria às 7:30 na casa dela, como a menina já tinha me dado o cano, queria confirmar e ela disse que não poderia, que EU não entendi que ela queria a aula às 4 da tarde. E eu disse a ela que tinha enviado um torpedo  no domingo perguntando se aula da segunda ou da quarta ela queria às 4 porque em ambos os casos eu não poderia.
Bem, pelo menos não fui até a casa dela, como na semana anterior, já estava chegando na estação da casa dela quando ela me avisou que não poderia porque estava ainda no trabalho...
Voltando para casa peguei o metrô até uma estação para troca pelo overground, um outro trem, entre trem e metrô, que passa perto de onde moro...
Durante o percurso, depois da demora do trem e ir em pé, vagão cheio, mas não abarrotado de gente, dois caras falando numa língua entre o russo e alguma língua eslava, conversavam alto e pareciam bêbados... atrapalhavam as pessoas que iam descer e não se importavam, ainda riam. Um outro cara perto deles, com certeza indiano pelos traços, se meteu na história:
Man, speak in English, you’re in Great Britain! Stop to disturbe!
Russos ou sei lá o quê: Fuck you, man! You indian, you dirty!
E começou uma discussão, o indiano ligou para a polícia ou para a CCTV (empresa que está em todos os cantos xeretando sua vida pelas câmeras) e disse que estava sendo ameaçado dentro do trem. Chegamos na próxima estação, Finchley Road & Frognal, uma moça tentava descer esses caras a atrapalharam, o indiano continuou falando com eles para deixarem a moça passar e pararem de atrapalhar... na hora que a porta do trem ia fechar (eles estavam do lado da porta), um dos russos atirou o indiano fora. Todo mundo se assustou... não vi o que aconteceu, pois eu estava do outro lado, na outra porta, mas pelo que percebi os dois espancaram o indiano e sairam correndo... todo mundo transtornado no trem, assustados. Apertam o botão de emergência e mesmo apertando umas três vezes e maquinista ia sair com o trem e o povo segurando a porta e cuidando do indiano. Chegou o pessoal da estação, os russos voltaram pra brigar, não sei se não conseguiram sair porque o indiano avisou como estavam vestidos os caras e pelos walkie talkies avisaram, só sei que os caras voltaram, na frente dos guardas do trem e de todo mundo e continuaram a xingar o indiano e querer bater nele... uma mulher pediu encarecidamente para o indiano entrar no vagão, ele disse pra desculparem-no por assustálos e a mulher estamos assustados, mas é mais por causa do que eles podem fazer a você, por favor, entre no vagão”.
Não entendi muito bem o que se passava, mas ficamos parados por mais de meia hora na estação até que as coisas se resolvessem, o indiano queria seguir com a gente e tiveram que fazê-lo entender que ele teria que ir com os guardas e os caras para fazer algum registro, outras pessoas foram junto como testemunhas, inclusive essa mulher e todo mundo ali atônito esperando terminar aquilo... com medo, cansados, fatigados...
Até cheguei a pensar em gritar “Chama a imigração aí, gente!” rs aquele vagão, ia esvaziar rapidinho e eu ia apanhar também rs
O indiano ficou com o rosto machucado, principalmente no nariz.
Fomos embora e, como o trem atrasou, o trem foi abarrotando durante as demais estações e eu pensando que dia do caralh*, no mau sentido, claro...
E também pensei, poxa, nem tem muito palavrão em inglês rs os russos só falavam fuck pra cá, fuck pra lá... que coisa sem graça rs
Cheguei em casa podre, liguei pra minha mãe e não contei nada do meu lindo dia, apenas disse que estava tudo bem... quem ia imaginar que seria furtada em Londres e ainda presenciaria uma senhora briga no trem?

4 comentários:

  1. tive um dia semelhante em Salvador - mas que acabou com tiros e morte.
    Cidades grandes.... =/
    beijo e se cuida!

    ResponderExcluir
  2. é, o dia da Sra. Tuppence Beresford em Salvador foi ainda pior que o seu, heheheh! mas é isso, cidade grande tem problemas e não importa se é no 1º ou 3º mundo. ainda assim, o lugar onde mais me sinto bem, entre todas as capitais e cidades do interior onde morei, é em São Paulo.

    bjooo!

    ResponderExcluir
  3. que dia hein!!!
    mês passado eu esqueci minha bolsa num banco numa loja de sapato... mas qndo eu voltei felizmente ainda estava lá!
    pelo menos vc nao perdeu seus documentos!!

    ResponderExcluir
  4. O que vale é vc se divertir, apesar de alguns contratempos normais. Nada corre perfeito, infelizmente, mas pelo menos vc vai ganhando experiência europeia (rsrsrs, melhorando o seu inglês (nem intermediário rsrs) e ganhando algumas libras (rsrs). Beijos.

    ResponderExcluir